Aromaterapia na gravidez: suporte gentil em tempos de mudança

Para toda mãe, o momento da gravidez e do parto é um momento que está associado a grandes mudanças de sensações e grandes mudanças. As mudanças hormonais no corpo vão de mãos dadas com mudanças sérias nos hábitos de vida diária e muitas vezes representam grandes desafios físicos e psicológicos para a futura mãe. 

Para muitos problemas de gravidez, a aromaterapia com o uso de óleos essenciais pode fornecer um suporte suave. No entanto, especialmente neste momento delicado, você deve ter um cuidado especial com as aplicações de aromaterapia e sempre coordenar o uso de óleos essenciais com seu médico, parteira ou naturopata.

A aromaterapia é um método natural e ao mesmo tempo particularmente suave que funciona exclusivamente com essências naturais de plantas aromáticas – seja como um perfume favorito na lâmpada de aroma, como um banho perfumado ou como um óleo corporal estimulante e agradavelmente perfumado.

Ajudantes naturais com problemas de gravidez

Por exemplo, mudanças de humor podem ser suavemente influenciadas por óleos essenciais. Óleos selecionados também são ideais como ajudantes naturais para o enjôo da gravidez ou outros problemas que ocorrem como resultado de mudanças hormonais no corpo. 

O uso de essências aromáticas na pele também pode ajudar a prevenir estrias, por exemplo. No entanto, algumas regras básicas devem ser seguidas durante a gravidez. Você deve evitar tomar óleos essenciais internamente durante a gravidez. 

No entanto, massagens e misturas de fragrâncias para o ambiente através do difusor, são boas alternativas para aplicações de aromaterapia durante a gravidez. Durante este tempo, é particularmente importante usar apenas produtos testados e totalmente naturais. 

Por um lado, a dosagem deve ser mantida um pouco mais baixa e, por outro lado, os gostos e desgostos individuais durante a gravidez devem receber atenção especial. O suporte especializado é sempre útil com aromaterapia e, especialmente durante a gravidez, as aplicações devem ser coordenadas com uma parteira ou ginecologista.

Ajuste a dosagem

Como orientação posológica, é recomendado o uso de apenas metade da dose usual para adultos. Uma vez que as mulheres grávidas reagem extremamente fortemente aos cheiros, devem sempre verificar antes de usar se se sentem confortáveis ​​com os cheiros que desejam usar. 

Uma vez que bebês e crianças pequenas também são muito sensíveis a fragrâncias sintéticas, o uso de cosméticos naturais controlados ou óleos de massagem aromáticos feitos por você mesmo para cuidar da pele é especialmente recomendado durante e após a gravidez.

Apenas deixe a natureza entrar em sua pele

Um bom óleo de gravidez natural para a pele não contém nenhum componente de óleo mineral, como parafina, nem conservantes, cores ou fragrâncias sintéticas. Consiste, por exemplo, em óleo de jojoba, óleo de rosa selvagem e outros óleos básicos graxos que têm propriedades para cuidar da pele e nutrir. 

Estes são apoiados pelas propriedades ativas de óleos essenciais individuais selecionados, como néroli e rosa. Ao escolher um óleo, você deve sempre verificar se o óleo essencial é adequado para mulheres grávidas. 

Se não tiver certeza, você deve definitivamente procurar o conselho de uma parteira qualificada ou especialista em aroma, por exemplo, em uma farmácia especializada em aromaterapia.

O que observar durante a gravidez:

  • Ingestão de óleos essenciais;
  • Apenas para uso externo ou como uma fragrância ambiente;
  • Use apenas produtos testados e naturalmente puros;
  • Ajustar a dosagem;
  • Leve as preferências individuais em consideração;
  • Faça sem alguns óleos completamente;
  • Obter suporte especializado;
  • Use sempre em consulta com uma parteira ou ginecologista.

Óleos de base nutritivos para a gravidez

1. Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é ótimo para todos os tipos de pele. Como o óleo de jojoba é na verdade uma cera, ele se solidifica em temperaturas abaixo de 8 °C, mas é muito estável e não fica rançoso como alguns outros óleos básicos. É a base ideal para preparações para o cuidado de cicatrizes e a prevenção de estrias.

2. Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é um dos óleos básicos clássicos e tem sido usado para cuidados de beleza desde os tempos antigos. Torna a pele flexível, mantém-na jovem e é adequado para todos os tipos de pele. O óleo de amêndoa regenera a pele seca e gretada e é ideal para massagens.

3. Óleo de semente de damasco

O óleo de damasco é uma alternativa suave ao óleo de amêndoa com aroma de maçapão e tem propriedades muito semelhantes a este. É um óleo de bem-estar maravilhoso e muito adequado para massagens abdominais suaves.

Óleos essenciais suaves para a gravidez

1. Lavanda

A lavanda é um óleo versátil em aromaterapia. Sua principal qualidade é o equilíbrio, ou seja, sempre causa o que nos falta. Quando estamos estressados, isso nos acalma, mas quando estamos melancólicos e sobrecarregados de preocupações, isso nos anima, refresca e eleva. 

Devido às suas pronunciadas propriedades de cuidado com a pele, a lavanda, diluída em óleos básicos, também é ideal para cuidar e regenerar a pele.

2. Rosa

Rose tem um efeito harmonizador na alma. O perfume nos ajuda a abrir o coração e permitir emoções. A rosa não só tem um cheiro calmante, mas também é uma essência maravilhosa para o cuidado da pele. 

As áreas sensíveis e irritadas da pele geralmente se regeneram de forma incrivelmente rápida com óleo de rosa diluído em um óleo de base gordurosa. Devido às suas propriedades relaxantes, a essência tem se mostrado muito útil em obstetrícia.

3. Sândalo

O sândalo também é usado como remédio tradicional ayurvédico na Índia há séculos, devido aos seus efeitos extraordinários. Sua principal característica é seu efeito harmonizador e calmante na área psicoemocional. 

O sândalo tira a tensão da vida e ajuda a reunir novas energias. Além disso, o óleo doce e com aroma arquetípico tem fortes propriedades para o cuidado da pele.