Como sobreviver a uma reforma grande

Uma grande reforma é um momento emocionante, mas também estressante. Algo que represente uma despesa significativa deve ser encarado com calma e absolutamente controle de todo o processo. Sim, reformas de casas podem nos atrapalhar um pouco no dia a dia, mas vale a pena o resultado.

Este artigo é uma colaboração do Wendson, autor no site Eiimovel e proprietário de casas para alugar em Cabo Frio no Bairro de Camboa. Como o autor deste artigo vive realizando grande reformas nas suas propriedades, ele resolveu compartilhar com os leitores do site Manu Damasceno algumas dicas para realizar grandes reformas sem passar por apertos. 

Procurando um bom profissional

Encontrar um bom profissional é essencial em qualquer reforma, seja ela grande ou pequena. Para isso, não pense que o preço é o mais importante. Obviamente, atingimos um limite, mas permanecer com o orçamento mais barato não garante que as coisas sejam feitas corretamente ou como esperamos.

O ideal é sempre pedir vários orçamentos de reforma para poder comparar. Também é bom pedir referências a conhecidos, o que o ajudará a decidir o caminho certo. Um orçamento excessivamente barato pode ser tão ruim quanto um orçamento excessivamente caro. Primeiro de tudo, confie na pessoa que você contrata.

Tenha prazos claros

Muitos dizem que uma reforma grade pode ser infinita. É verdade que podemos encontrar coisas que atrasam o trabalho. Mesmo assim, ao contratar um pedreiro ou empresa de reforma, é normal que eles tenham um prazo para concluir o trabalho. O ideal é que esses prazos sejam dados por escritos em contrato, para que as coisas sejam muito mais claras.

Casa vazia

Em uma reforma grande, os móveis podem ser um problema, especialmente se você remover paredes ou mudar o piso da casa. A melhor opção é esvaziar a casa. Se você tem uma gargem ou um porão, fica mais fácil.

Caso contrário, talvez você precise encontrar alguma e empresa de aluguel de guarda móveis  na sua cidade para armazenas seus pertences durante a reforma.

Você facilitará o trabalho dos empreiteiros e, acima de tudo, não terá problemas com danos aos móveis devido a qualquer incidente.

Paciência!

Já comentamos que alguns imprevistos podem ocorrer em uma obra. Cada reforma grande é diferente. Antes de tudo, arme-se com paciência. Ficar nervoso e com raiva não fará as coisas funcionarem melhor. Além disso, em alguns casos, pode sair pela culatra.

Controle o trabalho de perto, mas sem passar por cima

É normal que você queira ir a obra para ver como está o progresso. Também é necessário, porque os erros podem existir e devem ser encontrado no começo para resolvê-los antes que seja tarde demais.

Ainda assim, tente não ficar lá por muito tempo. Você não é o gerente de construção, não é o pedreiro. Confie na equipe que você contratou e não atrapalhe o trabalho deles.

Sim, é verdade que em muitos casos é difícil delegar uma grande reforma, mas para isso devemos contratar uma boa empresa ou profissional de construção.

O que você achou dessas dicas do Wendson para fazer uma grande reforma na sua casa? Esperamos que este artigo tenha resolvido suas dúvidas sobre como sobreviver a uma reforma.