São bernardo do campo
São bernardo do campo

Lazer garantido e percentual de venda de imóveis maior que o da capital, conheça São Bernardo do Campo

Uma cidade em franca expansão, com certeza seria bem procurada para moradia, turismo e até mesmo por empresas em expansão. A cidade de São Bernardo Do Campo tem preenchido esses requisitos, entregando alto valor a todos que moram ou fazem turismo por ali. Para entender a procura da cidade e o porquê a maior porcentagem de vendas de imóveis ser ali, e não na capital do estado, precisamos conhecer melhor a sua história e saber porquê cresce tanto a oferta de casas em São Bernardo.

São Bernardo do Campo é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Mesorregião Metropolitana de São Paulo e microrregião de São Paulo. Cidade pertencente a zona sudeste de São Paulo, tem área de 409,88 km², com uma população de 833.240 habitantes (de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2018), é formado pela sua sede e pelo distrito de Riacho Grande.  

A história da cidade está intimamente ligada às das vizinhas Santo André e São Paulo. As primeiras ocupações da localidade se iniciaram em 1550, quando a cidade de Santo André começou a se organizar, mudando o nome para São Bernardo do Campo, fazendo alusão ao patrono da cidade.

De acordo com dados de 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de São Bernardo do Campo tem o 16.º maior produto interno bruto (PIB) entre os municípios nacionais, com 42,7 bilhões de reais.

A história da cidade pode ser dividida em inúmeras fases. A primeira, intimamente ligada às das vizinhas Santo André e São Paulo, se iniciou em 1550, quando a cidade de Santo André da Borda do Campo começou a se organizar. No começo de tudo, em 1550, os padres jesuítas que exploraram o Brasil para catequizar os índios, descobriram que na região de São Bernardo do Campo haviam muitos canibais. O fundador da cidade foi João Ramalho, que casou-se com uma índia chamada Bartira, filha do famoso cacique Tibiriçá. A oficialização da cidade fundada por João se deu em 8 de abril de 1553, quando ergueram o pelourinho da vila. Essa fase se findou no fim de 1560, quando seus habitantes foram levados para outra cidade. A documentação dessa época se encontra na cidade de São Paulo, arquivada. Juntamente com essa época, vários distritos foram criados no munícipio, que deram origem às cidades da região. Em 1896 foi criado do Distrito de Paz de Paranapiacaba, também no município de São Bernardo.

Ainda em 1950 e 1960, no século XX, a cidade de São Bernardo do Campo recebe o parque automobilístico brasileiro, que estava em franca expansão. Além disso, a cidade ostenta o título de capital da indústria moveleira, que ainda no século XIX, começou a funcionar.

Oferecendo muito lazer a quem procura a localidade tanto para turismo como para adquirir um imóvel, a cidade possui alguns parques recreativos, voltados para a prática de atividades físicas e esportivas, como o Cittá di Maróstica, no Centro da cidade, o Parque Raphael Lazzuri, localizado na Avenida Kennedy, bairro Anchieta (próximo ao Ginásio Poliesportivo Adib Moisés Dib) e o Parque Engenheiro Salvador Arena, que fica na Av. Caminho do Mar, no bairro Rudge Ramos. Para quem busca apartamentos em São Bernardo, essa é uma ótima pedida!

Na cidade de São Bernardo dos Campos está localizado o parque Estoril, no bairro do Riacho Grande, que fica às margens da famosa represa Billings, que tem teleférico, zoológico e outras opções de lazer e entretenimento, e que também proporcionam mais contato com a natureza e com a fauna. Também, além disso, na cidade está localizado o Parque de Diversões Cidade da Criança, que foi construído em 1968 no Jardim do Mar, perto dos estúdios Vera Cruz, que foi o primeiro parque temático do Brasil. São Bernardo tem também teatros que contam com peças dos mais variados tipos, como o famoso teatro Cassilda Becker, situado perto do Paço Municipal no centro da cidade, os teatros Lauro Gomes e Elis Regina, no bairro Assunção e muito mais.  

Falando um pouco sobre a economia da cidade, desde a década de 1950, o município tem sua economia baseada na indústria automobilística – sede das primeiras montadoras de veículos do Brasil, tais como VolkswagenFordScaniaToyotaMercedes-BenzKarmann Ghia e Willys-Overland – além das indústrias de autopeças que as suportam, de indústrias de tintas, como a Basf, que produz as tintas Suvinil, famosas em todo o país, e da maior planta industrial de produtos de higiene e dentríficos (produtos de higiene oral e específicos para trato odontológico), Colgate-Palmolive. Na época de 1990, a economia da cidade teve grande movimentação e diversificação, que elevou a importância do setor de serviços na cidade, destacando-se do comércio de todas as outras localidades próximas. E ainda nos dias de hoje mantendo a expansão e o crescimento, a economia da cidade de São Bernardo dos Campos ainda promete muitas novidades e sedes de empresas nacional e mundialmente conhecidas.

Refletindo sobre a história da cidade e tudo o que oferece aos turistas e moradores, é de se entender o porquê da franca expansão tecnológica, industrial e imobiliária que vem sofrendo nos últimos tempos. Além de oferecer ótimos imóveis à venda em São Bernardo, lazer, ótima qualidade de vida e tudo o que alguém precisa para ter um bom desenvolvimento (desde faculdades, escolas, hospitais, etc), a cidade é amplamento conhecida em todo o Estado de São Paulo e no Brasil inteiro por sua calma e referência em moradia tranquila. Com certeza uma ótima pedida para quem busca um cantinho para chamar de seu ou apenas turistar.

O artigo foi útil pra você?

Curta e compartilhe nas redes sociais, e curta a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades!