Como viver apenas de fotografia?

Viver apenas de fotografia pode parecer impossível, mas não é. Obviamente, para atingir esse objetivo, você precisará de tempo e organização. Afinal, não é de um dia para o outro que você conseguirá viver apenas de fotografia. 

Se antes, o mercado profissional para quem é fotógrafo se resumia às revistas ou jornais impressos, com a popularização da internet e das redes sociais, além do papel fundamental que o marketing digital tem atualmente, o fotógrafo tem vasto campo de trabalho. 

Mas, por outro lado, a concorrência tornou-se gigante e para se destacar no acirrado mercado de fotografia e conseguir viver apenas disso, o profissional tem que seguir alguns passos. 

  1. Como conseguir viver apenas de fotografia? Veja algumas dicas!
  2. Conseguir viver no mercado de fotografias, com foto profissional requer planejamento e profissionalismo. Por isso, separamos algumas dicas! 
    1. 1. Dedique tempo para seu plano de negócios 

Todo profissional, quando quer iniciar um negócio, necessita ter um plano. E esse plano é chamado plano de negócios. 

Um bom plano de negócios inclui várias informações. Para começar, qual será seu nicho de mercado? 

Existem várias áreas que um fotógrafo pode atuar: casamentos, ensaios de gestantes, de newborns, de smash the cake, fotos para perfis profissionais, fotos de produtos, fotos de culinária, por exemplo. 

Você pretende trabalhar como profissional autônomo ou vai trabalhar para empresas? 

Onde imagina estar daqui a um ano, cinco anos e dez anos? Pretende fazer cursos ou especializações? E de onde virá o dinheiro para isso? 

Quais serão seus gastos no início? Você já tem uma verba que pretende usar? 

São várias questões e que necessitam de muita reflexão. Quanto melhor e mais bem elaborado for seu plano de negócios, mais focado você estará. 

E se precisar de uma ajuda para montar um bom plano de negócios, há vários cursos gratuitos e vídeos no Youtube ensinando como você pode fazer isso. 

  1. 2. Marketing digital 

O marketing digital é algo essencial para qualquer profissional que pretende ter sucesso em qualquer área. E com fotografia não é diferente. 

Você já deve ter percebido a força que as redes sociais têm atualmente… Além disso, vários contratos são fechados de maneira online. Portanto, você precisa atuar no mercado digital. 

Para começar, invista em sua imagem, nas suas redes sociais e crie um portfólio digital, onde você pode mostrar um pouco do seu trabalho. 

Assim, escolha as melhores fotos e classifique-as conforme seu nicho de trabalho. Tenha certeza que seu site não tem bugs e que as fotos carregam rapidamente. Mantenha uma forma de contato rápido com possíveis clientes, como o whatsapp, por exemplo. 

Já no Instagram, por exemplo, publique fotos com curiosidades sobre seu trabalho e use as hashtags a seu favor, mantendo seu perfil aberto, para ser encontrado com facilidade por seus futuros clientes. 

Tenha um blog, com textos otimizados e informação relevante sobre fotografia e seu trabalho, para que essas informações sejam lidas e classificadas como relevantes pelo Google e seu site fique na primeira página de pesquisa. 

Faça lista de e-mails, inbound marketing, grupos de whatsapp e divulgue seu trabalho. Estratégias como essas de marketing digital ajudam na divulgação do seu trabalho e podem resultar em vários clientes novos. 

  1. 3. Tenha bom controle das suas finanças 

Profissionais autônomos não têm garantia que terão clientes todos os meses ou quanto vão conseguir faturar por mês. 

Dessa forma, é importante você ter uma reserva de emergência, para conseguir se manter por 6 meses, com seus gastos. Assim, caso você não consiga fechar trabalhos ou for um mês com menos clientes, você não ficará no aperto. 

Para isso, comece sabendo quais são seus custos mensais e quanto você precisará para conseguir viver por 6 meses, se não tiver nenhum trabalho. 

Junte esse dinheiro e coloque em uma aplicação com liquidez diária, ou seja, que possa ser sacada com rapidez, como tesouro selic ou CDB de liquidez diária, por exemplo. 

E lembre-se: esse dinheiro é para ser usado somente em caso de emergência. 

Quando começar a ter clientes, faça um planejamento de como pretende investir seu dinheiro e o quanto pretende gastar. 

  1. 4. Formalize-se 

Alguns clientes, ao te contratarem como fotógrafo, vão querer nota fiscal, sobretudo se você prestar serviço para uma empresa. 

Portanto, veja qual é a melhor opção para você: se for ainda iniciante, com entrada menor de dinheiro por ano, você pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). 

E não se esqueça de manter planilhas sobre a entrada de dinheiro, para poder fazer seu imposto de renda depois, tanto do MEI, quanto do pessoal. 

Se preferir, pode contratar um profissional contábil para te ajudar nesse processo. 

  1. 5. Parcerias são essenciais 

E por último, se você está começando no ramo da fotografia e deseja, em um futuro próximo, viver apenas de fotografia, faça parcerias. 

Existem várias possibilidades de parcerias: com escolas, para fotógrafas alunos se formando, com maternidades, fotografando bebês recém-nascidos, com buffets de casamento, dentre várias outras possibilidades. 

As parcerias são ótimas maneiras de garantir trabalho, mesmo com um lucro menor. Dessa forma, ofereça seus serviços para empresas de festas e de eventos, por exemplo, para que essas empresas te chamem para fazer a cobertura fotográfica desses eventos. 

Se você entregar um trabalho de qualidade, certamente será chamado mais vezes.