O que é um VPS Windows?

Se você está procurando uma boa plataforma para hospedagem de sites, vale a pena conferir o VPS Windows.

Portanto, se você não entende muito do assunto e só quer hospedar o seu site, não tem problema, esse processo pode ser muito intuitivo.

Então, continue lendo o artigo até o final para saber tudo sobre o VPS Windows.

O que é e para que serve um VPS Windows?

two women talking while looking at laptop computerO VPS Windows é uma sigla para Virtual Private Server, ou em português, Servidor Privado Virtual. Sendo assim, é um servidor virtual que tem a função de hospedar.

Por ser um serviço de hospedagem no formato VPS, o seu principal objetivo é que o site do usuário que está hospedado nessa plataforma tenha o maior desempenho possível.

Portanto, busca fornecer aos usuários da plataforma os recursos necessários para que eles tenham controle e uma maior independência na gestão deste site.

Mas, como ele funciona? Sendo um servidor virtual que na verdade se divide em vários outros servidores virtuais de tamanho menor.

Com isso, ele tem a capacidade de atender a altas demandas, sendo assim muito recomendado para sites que estão crescendo constantemente e que possuem um alto volume de tráfego.

Ainda, é considerado um servidor dedicado, pois apesar de ter o serviço compartilhado, o usuário possui também recursos exclusivos para utilizar no próprio site.

Um dos grandes diferenciais do VPS Windows, que justifica o seu preço ser um pouco mais alto do que a hospedagem simples e compartilhada, são os seus recursos de customização.

Pois o VPS Windows dá ao seu usuário mais liberdade, podendo fazer as configurações que desejar no seu servidor, podendo focar nos serviços mais urgentes para a sua necessidade.

Isso é possível porque essa hospedagem tem uma alta capacidade de acesso e transferência, tendo por isso um grande desempenho.

No fim das contas, você pode gerenciar diversos sites no VPS Windows, e mesmo com uma alta quantidade de tráfego e arquivos em utilização o seu sistema permanecerá estável.

Além disso, por dar essa liberdade ao usuário, é possível também a instalação de programas de proteção, além da proteção já garantida pela plataforma.

Vantagens e desvantagens do VPS Windows

Agora que já sabemos como funciona o VPS Windows, é importante destacar que ele tem vantagens e desvantagens.

Como foi mencionado anteriormente, uma das suas maiores vantagens é ser uma plataforma muito confiável.

Mas, isso se deve a vários fatores. Além da segurança reforçada que a plataforma oferece, ela tem um design e uma interface muito intuitiva.

Isso faz com que seja fácil de mexer e fazer todas as configurações necessárias, sem precisar saber a programação em si para isso.

Entretanto, por ter tantos benefícios, acaba tendo em contrapartida um custo mais elevado do que alguns concorrentes, como por exemplo o VPS Linux.

Ainda, por mais que o usuário tenha uma certa independência nas configurações da sua plataforma, só é possível adicionar funções disponibilizadas pela Microsoft.

Ou seja, não é possível adicionar qualquer função. Mas, talvez a sua maior desvantagem seja a sua falta de compatibilidade com um dos painéis de controle de hospedagem mais utilizados do mundo: o cPanel.

Ao invés de utilizar o cPanel, os usuários do VPS Windows precisam optar por opções menos conhecidas, como por exemplo o Plesk, que acaba não sendo tão eficiente quanto o Cpanel por ser mais difícil de mexer.

Conclusão

woman using laptop while sitting on sofa chairPortanto, assim como todo servidor de hospedagem, o VPS Windows possui suas vantagens e as suas desvantagens.

Depende de você ver o que você prefere, o que vale mais a pena para você e o que você mais valoriza.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário.