NFCe Minas Gerais
NFCe Minas Gerais

A importância da NFCe Minas Gerais para os varejistas?

Ainda está cheio de dúvidas sobre o que é NFCe Minas Gerais? Então, continue lendo esse artigo.

Desde que se tornou obrigatória a emissão de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica – NFCe Minas Gerais, a mesma tem levantado algumas dúvidas e receios.

Para quem não sabe, a NFCe Minas Gerais já foi adotada na maioria dos estados brasileiros. O seu objetivo é oferecer uma nova alternativa, totalmente eletrônica, substituindo os atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo. 

Vale saber que essa implantação da NFCe Minas, na verdade, promete oferecer algumas vantagens para o varejista. Tais como, por exemplo, a possibilidade de emitir notas sem ter que usar uma impressora fiscal, ou mesmo, a possibilidade de conseguir expandir pontos de venda sem necessitar de autorização do Fisco.

Porém, mesmo sendo vantajoso, é necessário tomar alguns cuidados e evitar surpresas, pois como a NFCe irá substituir a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, e o cupom fiscal emitido pelo ECF, o varejista precisa começar a se planejar para adotar esse sistema em sua loja e não ser pego desprevenido. 

NFCe Minas Gerais
NFCe Minas Gerais

Caixa virtual

Vale ter em mente que essa mudança para a NFCe Minas Gerais não irá alterar apenas o cupom fiscal, mas o conceito da operação do caixa no varejo. 

A partir de agora, portanto, a equipe da loja deverá enxergar que a operação, que antes era física e feita em um equipamento ECF, passará agora para o ambiente virtual, portanto, com uma dinâmica totalmente diferente.

E não há o que temer, pois segundo os proprietários de estabelecimentos, a emissão da NFCe Minas Gerais agora é bem mais simples e rápida, facilitando o processo nos estabelecimentos, principalmente nos horários em que há um maior número de clientes.

Passo a passo para emitir NFCe em Minas Gerais

  • Cadastrar sua empresa para emissão da NFCe Minas Gerais
  • Obter um software de Gestão
  • Capacitar a equipe da loja e definir novos processos para que se adequem a nova realidade
  • Revisar todo o cadastro de produtos para evitar erros tributários e incomodações futuras.
  • Verificar toda a infraestrutura da empresa, incluindo computador e internet

Vale saber que Minas Gerais foi um dos últimos estados a aderir a NFC-e e é uma implantação que, no final das contas, vale muito a pena para todo mundo, automatizando todo o processo com o documento digital.

Software de Gestão

E se está em busca de um bom software de gestão, UniPlus pode ser o que precisa.

Uniplus é um  sistema emissor de cupom fiscal e gestão empresarial versátil, especialmente desenvolvido para se adequar aos mais variados segmentos. 

O sistema Emissor de Nota Fiscal Uniplus se adapta perfeitamente à necessidade da sua empresa, oferecendo funções objetivas, organizando a estrutura do seu negócio de forma eficiente, e ao mesmo tempo simplificada.

Não se complique com a emissão de NFCe Minas Gerais, contrate agora mesmo o sistema de gestão Uniplus.