Conheça as principais cidades da serra gaúcha

Conheça as principais cidades da serra gaúcha

Conheça as principais cidades da serra gaúcha

Quando se pensa em viajar para lugares frios, poder aproveitar as temperaturas mais baixas para ficar à lareira tomando um bom vinho, logo vem à mente a Europa, não é mesmo? 

Mas, a verdade é que é possível curtir um friozinho ao pé da lareira sem precisar sair do país, basta dar um pulinho em alguma cidade da Serra Gaúcha que, pronto, vai curtir um clima friozinho e, se der sorte, até com direito à neve!

E se pensa que a Serra Gaúcha se resume a Gramado e Canela, está redondamente enganado. Tem um monte de destinos super bacanas, onde poderá curtir belas paisagens e com características culturais muito interessantes, com influência gaúcha, alemã e italiana que, com certeza, vale a pena conhecer. 

A Serra Gaúcha

Muita gente não sabe, mas a Serra Gaúcha é muito ampla, se subdividindo em três regiões geográficas e culturais diferentes: 

  • Campos de Cima da Serra (gaúcha); 
  • região das Hortênsias (alemã); 
  • região da Serra (italiana).

Campos de Cima da Serra

Região localizada mais na parte plana acima da serra e sem influência de imigrantes europeus, por isso, se percebe mais algumas características gaúchas, como a criação de gado e a vida no campo.

Bom Jesus, Jaquirana, Vacaria, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes são os destinos mais procurados nessa região e as principais paisagens são os cânions.

Região das Hortênsias

Com características muito fortes da cultura alemã, como o café colonial, tem como principais cidades turísticas Gramado, Canela e Nova Petrópolis. 

Região da Serra

Por ser a região da Serra Gaúcha que mais recebeu imigrantes italianos, se destaca pela ampla produção de uvas e vinhos. Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Farroupilha e Nova Prata, estão entre os principais destinos dessa região. 

Principais cidades da Serra Gaúcha

Agora que já viu que Serra Gaúcha não se resume à Canela e Gramado, confira outras cidades que valem a pena conhecer!

Gramado

Dispensa apresentações, Gramado é a cidade turística mais conhecida do Rio Grande do Sul, não tem como não se deslumbrar com essa cidade, que oferece atrações o ano inteiro.

Como destaques podemos citar o  Natal Luz, os inúmeros parques temáticos, o clima romântico, a culinária, a arquitetura e o urbanismo da cidade.

Canela

Bem coladinha a Gramado, temos a charmosa e não menos aconchegante Canela, com suas atrações urbanas e naturais, como a magnífica catedral de pedra e seus vários parques temáticos, Cascata do Caracol, os bondinhos do parque da Serra, que descem até um mirante com vista frontal da cachoeira. Imperdível!

São muitas as atrações de Gramado e Canela que  estão próximas entre si e com tantas atrações na estrada que liga as duas cidades que você quase não percebe quando sai de uma e entra em outra.

Nova Petrópolis

Em meio à região das hortênsias, fica Nova Petrópolis, também imperdível, uma cidade no melhor estilo alemão, tendo como destaque a Aldeia do imigrante, um parque ecológico e temático que reconstitui uma vila típica alemã do século 19.

São Francisco de Paula

Fica entre Canela e os cânions de Cambará do Sul, possuindo campos com araucárias e várias cachoeiras, a cidade tem entre seus destaques o lago São Bernardo e o parque das 8 cachoeiras.

Cambará do Sul

Conheça as principais cidades da serra gaúcha

Por lá se encontram os maiores cânions do Brasil, com penhascos muito altos que fazem a divisa natural do rio Grande do sul com Santa Catarina. Dentre os destaques estão o cânion Itaimbezinho e o cânion Fortaleza, mas existem outros e também muitas cachoeiras.

São José dos Ausentes

Também possui grandiosos e belíssimos cânions, sendo o mais conhecido o Monte Negro, mas tem também o Amola Faca, Boa Vista e Tabuleiro. Algumas das cachoeiras mais altas do Brasil estão nestes cânions, suas pousadas e hotéis fazenda oferecem cenários belíssimos.

Caxias do Sul

Maior cidade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul possui muitas indústrias, embora mantenha as características do interior. Suas videiras, vinícolas e cachoeiras estão entre seus principais roteiros turísticos, não esquecendo do passeio obrigatório até o Château Lacave, um Castelo de estilo medieval, que funciona como uma vinícola e produz uma linha completa de vinhos brasileiros.

Farroupilha

Bem pertinho de Caxias do Sul, Farroupilha tem como atrações o santuário de Nossa senhora de Caravaggio, que recebe milhares de romeiros no mês de maio e o Salto ventoso, uma cachoeira que forma uma espécie de gruta, e permite atravessar por trás da queda.

Bento Gonçalves

Considerada a capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves é repleta de Vinícolas e parreirais que se espalham formando belíssimos cenários. 

Maria Fumaça e o Vale dos Vinhedos estão entre as principais atrações da cidade, embora o Parque de aventuras Gasper e o roteiro Caminhos de Pedra, sejam imperdíveis.

Garibaldi

Considerada capital brasileira do espumante, com suas consagradas vinícolas por toda a cidade, como a Garibaldi, Peterlongo, Chandon e etc… e se for passear de Maria Fumaça ainda poderá apreciar uma degustação de espumantes.

Flores da Cunha

Flores da Cunha possui cenários lindíssimos, com cantinas e vinícolas, como a imperdível e sofisticada vinícola Luiz Argenta.

Nova Roma do Sul

Ligado à cultura italiana e ao cultivo da uva, oferece também um destino de esportes de aventura, como o Eco Parque Aventura, com atividades como tirolesa, pêndulo, rafting, entre outros, ou ainda a famosa gruta Fiorese, que permite passar de carro por trás de uma cachoeira.

Antônio Prado

Considerada a cidade mais italiana do Brasil,  inclusive, é comum os habitantes falarem em italiano ou com um sotaque bastante puxado, o destaque fica por conta do centro da cidade, com um amplo centro histórico preservado com casas de madeira.

Bom Jesus

Embora a cidade não ofereça boas atrações urbanas, ela é pródiga em
belos cenários, com destaque para a Barragem do Rio dos Touros e a Rota das Cascatas, uma caminhada ecológica que leva a três lindas cachoeiras.

Vacaria

Chamada de Porteira do rio Grande, ela é a terra do rodeio Internacional, maior festa tradicionalista gaúcha da América Latina, além de concentrar a maior produção de maçã do Brasil.

Catedral de pedra, a Vinícola Campestre e o Parque das Cachoeiras, com suas 3 belas quedas estão entre suas principais atrações turísticas.

Leia também: Dicas para viajar com bebê