Tipos de sites de vendas online e suas características

Os negócios na Internet através de sites de vendas online estão ganhando cada vez mais consumidores. Muitas empresas e marcas em todo o mundo transferem seu modelo de negócios para a estrutura digital . E a cada dia surgem novas ideias de negócios baseadas nessas tecnologias e sistemas incríveis que nos deixam de boca aberta.

Entre as vendas online, existem diferentes tipos que dependem de suas características. Eles podem ser categorizados de acordo com o que vendem, o relacionamento estabelecido entre as partes, a plataforma e sua maneira de gerar lucros . O conhecimento dessas categorias ajudará você a entender melhor a abordagem e os objetivos de cada iniciativa.

Aspectos importantes das lojas online

O e – commerce ou e – commerce mudou tudo. A venda de produtos e serviços na Internet faz com que a oferta se adapte às suas necessidades , às do consumidor. Você quer vender? Adquira um certificado SSL, cumpra uma série de aspectos legais , promova seu site no nicho de mercado apropriado e … você o receberá! Embora bom, não é tão simples.

Você deve levar em conta os elementos de uma loja online para vender na internet. Nada que seja excessivamente complexo em comparação com a criação de uma loja física. Outro desafio a ser levantado é escolher a melhor solução tecnológica para criar a loja. Isso dependerá dos requisitos e do orçamento inicial para desenvolver o negócio com probabilidades suficientes para garantir sua viabilidade.

Qualquer loja online permite que você estabeleça diferentes formas de pagamento ou métodos de pagamento . Embora a maioria dos usuários prefira fazer suas compras usando o cartão de crédito ou débito . Se houver problemas, o atendimento ao cliente pode ser feito por diferentes meios, telefone, email, RRSS e até chatbot.

O comércio digital tem muitas vantagens e possibilidades. As redes sociais se tornam departamentos da área do cliente para favorecer as compras online. Muitas ferramentas de marketing digital permitem melhorar seus negócios online . E até aumente os lucros como nunca antes alcançado graças à venda cruzada.

As informações do usuário são armazenadas ao configurar a loja de acordo com o seu gosto, e há sinais dos produtos nos quais você gostaria de receber ofertas. Mas o melhor é que você pode comprar de qualquer lugar e a qualquer momento , e isso é literal, graças à versão móvel da loja. Você pode pedir mais?

Que tipos de lojas online existem?

Diferentes modelos de negócios a serem desenvolvidos na internet dão origem a diferentes requisitos. E no caso das lojas online, também existem diferentes aspectos e critérios para classificá-las . Fizemos uma seleção para ver quais são as mais importantes.

Lojas online de acordo com o que vendem

  • Produtos físicos: como o próprio nome indica, são as lojas que vendem itens tangíveis, como livros, roupas, móveis etc. Esse comércio eletrônico que compete com suas políticas de preços representa aproximadamente 75% do total.
  • Produtos digitais: são lojas focadas na venda de itens não tangíveis, como downloads de imagens, software, e-books, etc. Para usufruir desses produtos, é necessário ter apenas dispositivos que permitam sua utilização, como um Kindle.
  • Serviços: nesse caso, as lojas online vendem atividades que atendem às necessidades de seus clientes, como ingressos para filmes ou limpeza dentária, entre muitas outras coisas. Os serviços foram os primeiros a serem colocados à venda pela rede. Mas agora, além disso, é possível adquiri-los diretamente através da Web na forma de bônus ou sessões, por exemplo.

Lojas online de acordo com as relações comerciais

  • B2C (Business-to-Consumer): as lojas vendem diretamente ao consumidor final e são os modelos mais comuns disponíveis na Internet. É baseado na demanda da audiência ou do usuário.
  • B2B (Business-to-Business): as transações comerciais são feitas de empresa para empresa. Algumas empresas vendem produtos ou serviços para outras. O valor fornecido geralmente é de nível superior.
  • C2B (Consumer-to-Business): São pessoas que vendem para diferentes empresas. As transações mais frequentes são as de conteúdo digital, como imagens protegidas por direitos autorais.
  • C2C (consumidor a consumidor): os consumidores entram em contato para vender seus produtos ou serviços. Algumas das plataformas mais conhecidas são Blablacar e Wallapop.
  • B2A (Business-to-Administration): As transações são realizadas entre empresas e administração pública. Um exemplo disso pode ser os cursos de treinamento.
  • C2A (Consumidor para Administração): É o mesmo que o anterior, apenas que, em vez de empresas, são indivíduos.

Lojas online de acordo com a plataforma utilizada

  • Software como serviço: são serviços gerenciados pelos servidores que a empresa oferece. Ou seja, uma assinatura é paga para fazer uso deles. A pessoa depende 100% dessa plataforma e não pode expandi-la ainda mais, mas é mais fácil de gerenciar.
  • Comércio eletrônico de código aberto: as plataformas de código aberto para quem quiser usá-lo, instalando e melhorando-o ao seu gosto. Eles exigem manutenção mínima.
  • Comércio eletrônico local: a licença de determinados programas é adquirida para instalação no servidor da loja. Pode ser uma opção cara, pois é necessário renovar as licenças até que os benefícios sejam alcançados.
  • Desenvolvimentos próprios: é para começar do zero, desenvolvendo toda a loja sem base. Eles exigem muito dinheiro e esforço. É uma opção recomendada apenas para experientes.

Lojas online de acordo com o modelo de lucro

  • Venda direta: os produtos que estão em estoque com uma margem de lucro em relação ao preço de compra do mesmo são vendidos. O empreendedor é responsável pela logística e armazenamento direta ou indiretamente.
  • Dropshipping: Produtos dos quais não há estoque real são vendidos, pois é o fabricante ou o distribuidor que o envia ao consumidor, não ao vendedor. Isso libera você de um grande fardo ao custo de receber menos benefícios.
  • Assinatura: por um determinado valor econômico, os consumidores desfrutam de um bem ou produto que lhes dê valor e pelo qual são cobrados periodicamente. É a melhor opção para fazer previsões e saldos anuais.
  • Publicidade: A obtenção de benefícios concentra-se principalmente na publicidade gerada pela loja, deixando a venda de itens um pouco mais de lado. As técnicas de marketing de afiliados podem ser incluídas nesta seção.

Conclusões

Você tem algum negócio ou plano de negócios  que deseja levar para o campo digital? Algum tempo atrás, ninguém pensaria que era possível comprar em lojas de roupas online. Ou que eu poderia pedir a ração para animais na sua loja de animais on-line favorita. É uma grande revolução que muda os hábitos do consumidor , mesmo que a chamemos de “evolução”, sem “r”.

Graças às suas inúmeras vantagens e benefícios, as lojas online são o presente e o futuro do comércio internacional . Ainda estamos desenvolvendo completamente as possibilidades do comércio eletrônico e já existem muitas alternativas e opções bem fundamentadas.

Você já sabe que já existem lojas de decoração online e até lojas de esportes online. Mesmo nas lojas de calçados on-line, onde se o seu número não corresponder, você poderá devolver o produto sem nenhum custo . Olhando para esses modelos que pareciam tão difíceis de colocar em prática e que “funcionavam” … você já sabe o que gostaria de montar sua própria loja on-line? Comece detectando e investigando a concorrência.