Como e onde vender as suas fotos de paisagem?

Seja você um entusiasta da arte de fotografar ou um fotógrafo profissional, todos já tiraram ao menos uma foto de paisagem. 

Saiba que, desde as lindas cachoeiras da Chapada Diamantina até as belas paisagens do Rio de Janeiro, todas elas podem ser registradas e vendidas online! 

Neste post, entenda melhor como e onde vender as suas fotos de paisagem na internet.

Por onde começar a vender suas fotos profissionais de paisagem?

Sabemos que toda vez que viajamos ou que visitamos aquele lugar com vista linda e especial, automaticamente tiramos o celular do bolso e fotografamos o momento. 

Mas isso não é considerado para a comercialização das mesmas como foto profissional. Para que ela entre nessa categoria é importante ter sido fotografada em alta resolução, e com os demais equipamentos necessários. 

Para vender fotos de paisagem na internet é preciso entender que uma foto envolve muito mais do que um click. 

Lentes, nível de luz e o tempo (chuvoso, nublado ou sol) são algumas das coisas que devemos levar em conta antes de tirar uma foto de paisagem para venda.

Por isso, se estiver em viagem, leve seu equipamento, e aproveite para fazer cliques incríveis de acordo com a sua visão e sensibilidade.

Quem são seus clientes? 

Se você busca garantir uma renda extra com a venda das suas fotos pela internet é fundamental conhecer os seus clientes. 

Se levarmos em consideração fotos de paisagem, certamente o seu cliente não será uma revista sobre famosos, mas sim um editorial sobre viagens ou esportes ao ar livre.

No entanto, se estiver em um destino mais específico, seu cliente também pode ser órgãos governamentais, como a prefeitura do local, ou agências de turismo.

Ao construir uma sólida descrição do seu público-alvo, será mais fácil para você entender que tipo de composição de paisagens criar e onde, ou para quem, vender elas. 

Lembre sempre que antes de vender é importante conhecer para quem vender!

Em quais sites vender as fotos de paisagem?

Hoje em dia, a internet está aqui para nos ajudar cada vez mais em nossos objetivos. Os sites de venda de imagens cumprem bem essa função. 

Atualmente, existem milhares de pessoas que vivem exclusivamente da venda de fotos online, em sites de banco de imagens. 

Estes sites funcionam em regime de royalties, ou seja, cada vez que a sua foto é comprada por alguém, você recebe uma porcentagem sobre a venda. 

O valor da porcentagem depende da plataforma, sendo assim, procure a que melhor se adequa ao seu preço e ao seu público-alvo. 

De nada adianta vender suas fotos de paisagem em um site que tem como foco retratos, afinal, este não é o seu nicho e  seu público-alvo não estará lá.

Sites mais conhecidos para venda de fotos

Nos dias atuais, contamos com dezenas de sites especializados na venda de sites. Registre-se em, pelo menos, mais de um. 

Assim, você garantirá uma maior visibilidade para as suas fotos de paisagem e, consequentemente, um lucro maior. Alguns dos sites de venda online de fotos mais conhecidos são:

  • Fotolia (20-46% de royalties)
  • Alamy (50% de royalties)
  • iStock Photo (15-45% de royalties)
  • Adobe Stock (33% de royalties)
  • Urban Arts (10%-20% de royalties)

Como receber as vendas das fotos?

Chegou o momento de começar a faturar e receber o valor referente às vendas das suas fotos através dos sites que sinalizamos anteriormente. 

Agora ficou bem mais fácil, já que você já entendeu coo funciona os royalties sobre as fotos, e porque você precisa saber quem são seus clientes, você vai aprender como receber seu pagamento das vendas. 

Na maioria dos sites de venda de fotos, sejam elas de paisagem ou não, a carteira mais aceita é o Paypal. Por isso, é de extrema importância que você crie uma conta nessa carteira virtual. 

Você deve preencher os formulários da forma mais completa possível para evitar problemas na hora de receber pelo seu trabalho fotográfico, lembrando de fornecer os dados necessários o recebimento, principalmente sobre dados bancários. 

Saiba ainda que: cada site tem um saldo mínimo para retirada. 

O Adobe Stock, um dos mais conhecidos bancos de imagem, da Adobe, permite a retirada dos seus royalties quando eles alcançam no mínimo US$ 25. Fique sempre atento ao mínimo necessário para retirar os seus fundos do site.

Conclusão

Após ler este guia, sua carreira como fotógrafo de paisagens será repleta de sucesso. Lembre sempre de buscar entender o seu público-alvo, utilizar o equipamento correto e se registrar em diversos portais de venda de fotografia. 

Se viajar para uma grande cidade, venda fotografias da arquitetura urbana. Caso viaje para um reserva natural, fotografe e venda fotos de cachoeiras. 

Na fotografia, todo lugar e todo momento pode se tornar uma obra de arte, tudo depende do seu olhar profissional sob o momento.