Curiosidades sobre os dentes de leite
Você sabia que 3 em cada 10 crianças apresentam cáries devido à escovação inadequada? Por isso preparamos essa lista de curiosidades pra vocês!
Curiosidades sobre os dentes de leite!
Dentes de leite
Essa é uma das maiores curiosidades sobre dentes de leite para não dentistas. Afinal, você sabia que dente de leite é o termo biológico correto para designar os primeiros dentes humanos? Bem, os dentes de leite são uma técnica popular da qual falamos muito. Recebem esse nome porque sua coloração é mais branca e opaca, semelhante à cor do leite.
Quando ele começa a nascer?
A primeira dentição destrói as gengivas de um bebê de 6 meses. Os bebês costumam ficar chateados. Portanto, os pais podem massagear com os dedos ou mordedores para aliviar o desconforto. No entanto, uma das coisas curiosas sobre os dentes de leite é que eles se formam durante a gravidez. Em alguns casos raros, pode acontecer que o bebê nasça com dentes.
Quantos dentes de leite uma criança tem?
A arcada dentária das crianças é composta por 20 dentes decíduos. 10 dentes na parte superior e 10 dentes na parte inferior da boca.
Qual a função de um dente de leite?
Uma das características dos dentes de leite é que eles não se limitam à mastigação. A primeira dentição é importante para aprender, falar, digerir e até respirar. Além disso, bons dentes promovem o crescimento adequado dos ossos e músculos da face.
Você consegue?
Os dentes permanentes começam a crescer por volta dos 6 anos de idade. Portanto, eles pressionam os dentes da criança, fazendo com que caiam naturalmente. No entanto, muitos pais temem que seus filhos engulam o dente e acabam arrancando-o.
Eles têm raízes e células-tronco
Para finalizar a lista de fatos sobre os dentes de leite, informamos que eles possuem uma estrutura semelhante à dos dentes permanentes, possuindo: raízes, coroa, tecido pulpar e esmalte.
Além disso, você sabia que existem células-tronco nos dentes de leite? Por esse motivo, os dentistas recomendam deixar um dente perdido na criança. Isso se deve ao fato de que o material genético contido nos dentes de leite é capaz de tratar doenças como esclerose múltipla, artrite reumatóide, diabetes, etc.
Vale ressaltar que os dentes de leite requerem cuidados e tratamento. Por se tratar de uma dentição “temporária”, muitos pais negligenciam a saúde bucal de seus filhos.
Continue lendo sobre Clareamento Dental!
Acesse nosso site!